10 sinais de que o trabalho está a ser demais

Trabalho nunca é demais, é bom ter clientes, projectos giros a acontecerem e continuar a ter uma vida equilibrada. Mas às vezes o trabalho engole-nos vivos… talvez porque deixamos e está relacionado também com a nossa maneira de estar na vida.

Eu gosto de trabalhar, cada vez sou mais workaholic, preciso de ter uma sensação de ter o trabalho sob controlo, para estar bem comigo mesma. Gostava de ter um botão de ON e OFF para conseguir separar o trabalho do resto, mas confesso que tenho muitas dificuldades em fazer isso.

Nunca me dei bem com críticas, de me apontarem o dedo, e trabalho sempre para que isso não aconteça. Daí, deixar-me levar para que esteja sempre a trabalhar, mesmo quando durmo… sei que muitas vezes faço artes-finais de cabeça e revejo-as vezes sem conta.

Mas agora que o ano já vai em Março dei por mim a reparar que existem muitas coisas que deixei de fazer.

1. Deixei de fotografar

Nos últimos anos tenho aprendido cada vez mais sobre fotografia (vantagens de ter colegas que são fotógrafas profissionais). Passei a usar cada vez mais a minha Canon, comprei até mais uma objectiva nova e chegava a fazer vários cenários só para ter fotos minhas para criar os meus próprios conteúdos. Mas a verdade é que não pego na máquina há mais de 6 meses.

2. Esqueço-me dos aniversários

É que nem com a ajuda do Facebook lá vou porque são precisamente esses que me esqueço. Eu trabalho com redes sociais, faço planos de conteúdos para os meus clientes e o tempo passa tão a correr que é óbvio que depois nem me lembro de deixar uma mensagem de parabéns.

3. Não me preocupei quase nada em oferecer prendas

Nem tive tempo para pensar nisso e assumi logo que a “desculpa” de não ter tido tempo ia ser a justificação para não ter oferecido prendas a quase ninguém no Natal e alguns aniversários de família e amigos mais próximos.

4. Tenho alergia a SMS e WhatsApp

Ganhei uma certa alergia a mensagens porque raramente respondo. Só consigo canalizar a minha atenção para um só canal (no meu caso o email) e não tenho conseguido acompanhar as mensagens. Recebo, vejo e se não respondo na hora nunca mais me lembro.

5. As minhas redes sociais foram abrandando cada vez mais

Eu adoro fazer os meus próprios conteúdos, planear o meu mês de redes sociais, pensar em ideias novas para lançar, e nos últimos meses isso não tem acontecido. Estou meia dormente neste assunto. 2018 foi o ano que menos fotos publiquei no Instagram… E não tenho feito comentários em quase ninguém. É engraçado ver que as minhas legendas no Instagram pouco dizem nos últimos meses, são cada vez mais curtas.

6. Simplesmente deixei de ler

Continuo a comprar livros e a empilhá-los ao lado da cama, e a levar comigo para o trabalho. Comecei alguns mas nunca os terminei. Quando pego num livro para ler nem um parágrafo consigo terminar sem adormecer que nem uma perdida.

7. Passei de 2018 para 2019 e não inventei nada de novo

Não ambiciono ser inventora ou cientista, mas todos os anos exijo a mim mesma criar algo novo para o meu negócio. E não, não criei nada de novo (ainda).

8. Não frequentei nenhum curso ou workshop no último ano

Ainda me inscrevi num, mas não cheguei a ir, infelizmente por motivos de força maior. Mas no último ano nem um curso online vi, algo que até tenho o hábito de fazer.

9. Dupliquei as minhas horas de trabalho

Sempre tive na cabeça que noitadas era sinal de uma má gestão de tempo, mas acho que estou aos poucos a mudar de opinião. Tenho feito mais horas, fins-de-semana, porque preciso de ter o trabalho sob controlo para me sentir tranquila.

10. Disse que ia, visitava, e não fui a lado nenhum

Pensava eu que conseguia ir ao Porto, fazer mais workshops, visitar aqueles amigos que já convidaram muitas vezes, ir a aniversários… Visitar as lojas dos meus clientes mais vezes, e não consegui ir.

Mais do que 10 razões, são 10 falhas. Tempo que não aproveitei, tempo que estive a trabalhar, tempo que não falei com ninguém, e principalmente deixei de fazer coisas que eram habituais no meu dia-a-dia.

One of these days…
Vou conseguir retomar algumas coisas que não tenho feito.

Save this for later: Pin the image

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You May Also Like